O Direito, especialmente o Direito Administrativo, está cada vez mais presente na gestão pública, contribuindo estrategicamente como um espaço de produção e modalidade de produção da ação pública, compreendendo os atores envolvidos e o produto (política pública) a partir das condições e modalidades de sua legitimação. Isto porque o processo de políticas públicas envolve uma gama de atividades muito abrangente, incluindo definição de agendas, desenvolvimento de alternativas, implementação de decisões e a avaliação de medidas públicas. Neste sentido, órgãos de controle como a Controladoria-Geral da União no Brasil (CGU), o Sistema de Justiça Brasileiro e a Procuradoria Geral da Nação Colombiana são analisadas na perspectiva da governança e gestão pública, ultrapassando o controle estrito da legalidade. Este painel tem como principal objetivo analisar experiências na atuação do Direito como ferramenta para a transformação do Estado: como arcabouço normativo de órgãos públicos, como arranjo institucional em ambientes de rede, e como marco regulatório de práticas inovadoras para a transformação do Estado.

Julia Maurmann Ximenes (Coordinadora)

Professora. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Brasil
"O Direito como instrumento no processo de políticas públicas: proposta de articulação institucional entre escolas de governo para aprimoramento da gestão pública"

Jorge Calderón Ramos

Estudiante. Facultad de Derecho. Universidad de los Andes (UNIANDES). Colombia
"Configuración burocrática del control disciplinario en Colombia y sus disfuncionalidades: aportes de la teoría de la administración pública en la comprensión de problemas jurídicos"

Flávia Lemos Sampaio Xavier

Estudante. Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Brasil
"Teorias da governança: análise no caso da Controladoria-Geral da União" (Coautoría: Ricardo Luiz Pereira Bueno, Nayara de Freitas Nogueira Silveira, Fernanda Lins Leal Uchôa de Lima)

Samuel Pontes do Nascimento

Secretário de Estado da Administração. Secretaria de Estado da Administração (SEAD/PI). Brasil
"Boa prática na gestão pública do Piauí por meio da Regularização Fundiária Urbana: Análise dos impactos sociais e econômicos sob a égide da Lei No. 8153/2023" (Coautoría: Bárbara Dantas)