Cidades em movimento: Explorando o papel dos municípios no desenvolvimento local

Friday 29 de November del 2024 / 13:30 - 15:00 hrs. / Auditorio (Traducción español-portugués-inglés)

O agravamento do déficit no atendimento das demandas sociais e a velocidade das mudanças aumentam a complexidade dos problemas públicos. Este cenário impõe formas não convencionais de enfrentamento por parte do Estado, especialmente nos níveis locais, em que a relação com os cidadãos se dá de forma mais direta. Experiências bem-sucedidas na construção de cidades sustentáveis, inclusivas e resilientes têm destacado pelo menos dois aspectos: fortalecimento das capacidades institucionais dos governos locais e a participação efetiva da cidadania na tomada de decisões. O foco está na adoção de estratégias abertas que dialoguem com as reais necessidades e demandas da comunidade. Este engajamento fortalece a legitimidade das decisões governamentais e fomenta um ambiente de colaboração e responsabilidade compartilhada numa perspectiva de “projetos de estado”. Esse painel tem como objetivo apresentar movimentos criativos de cidades latino-americanas na direção da transformação do ambiente de forma a promover um novo modelo de desenvolvimento territorial orientado para a aceleração e diversificação da atividade econômica, redução das desigualdades sociais em bases sustentáveis.

Caio Marini (Coordinador)

Professor. Fundação Dom Cabral (FDC). Brasil
"Plano de Desenvolvimento Sustentável de Congonhas: além do minério, uma cidade humana, inteligente e sustentável" (Coautoría: Maria Cláudia Miranda Freitas, Renata Vilhena, Lucimara Aparecida Junqueira)

Maria Elisa Brandão Bernardes

Professora. Fundação Dom Cabral (FDC). Brasil
"Adotando a estratégia aberta no planejamento municipal: a experiência de Vila Velha" (Coautoría: Fernando Rabelo, Caio Marini, Arnaldo Borgo Filho)

José María Ramos García

Profesor-Investigador. El Colegio de la Frontera Norte. México
"Ciudades creativas e inteligentes en regiones asimétricas entre México y Estados Unidos"

Renata Vilhena

Professora. Fundação Dom Cabral (FDC). Brasil
"A estratégia aberta e o case de Umuarama" (Coautoría: Fernando Rabelo, Edvaldo Ceranto Júnior)