Um dos maiores desafios da administração pública passa pela transformação digital. A inovação tecnológica veio revolucionar a sociedade atual, permitindo novas formas de comunicação e de envolvimento dos cidadãos, promovendo a simplificação, a eficiência e a transparência dos processos administrativos. A utilização de big data e tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, forçou uma mudança de paradigma, precipitada em grande medida pela pandemia da COVID-19. Esta era digital veio também levantar novas questões éticas e dilemas no que se refere a direitos humanos, transparência e accountability. Começaremos pela discussão do tema sob a lente teórica do valor público e um estudo de caso na Controladoria-Geral da União. Depois, a partir de diferentes experiências, daremos destaque à utilização de inteligência artificial no setor público, as suas vantagens, barreiras e desafios na sociedade atual. A seguir, propomos um estudo sobre a utilização de tecnologias emergentes no controlo externo dos Tribunais de Contas da União Europeia e, por fim, a apresentação dos casos do Cartão de Cidadão e da Chave Móvel Digital, experiências de inovação digital, em Portugal.
Professora-Investigadora. Centro de Administração e Políticas Públicas. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Universidade de Lisboa (ULisboa). Portugal
"Tecnologias emergentes no controlo externo: o caso dos Tribunais de Contas da União Europeia" (Coautoría: Gustavo Lopes Fernandes, Luís Cracel Viana)
Auditor Federal de Finanças e Controle. Controladoria-Geral da União (CGU). Brasil
"Transformação digital e valor público: estudo de caso da Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União"
Subsecretário de Gestão Corporativa. Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB). Brasil
"Adoção de IA na administração pública: do tecnicismo à vantagem competitiva e confiança dos cidadãos" (Coautoría: Ana Lúcia da Silva Romão)
Assessor do Ministro. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Universidade de Lisboa. Ministério da Economia. Portugal
"Rumo a um ecossistema de identidade digital universal: a experiência portuguesa com o Cartão de Cidadão e a Chave Móvel Digital"