Política de ordenamento territorial e o impacto das mudanças climáticas para desenvolvimento sustentável

A percepção de para um painel advém dos desastres naturais que têm um impacto devastador, as chuvas intensas e outras tempestades que afetam o ecossistema, a economia, infraestruturas e vidas humanas. As mudanças climáticas tornaram-se imperativas na agenda demandando um aprofundamento dos desafios e implicações para a promoção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo, em sociedades assoladas de conflitos armados que impedem a aproximação nas comunidades para implementação de ações paliativas de proteção social em caso de crimes climáticas, é exemplo de Colômbia, Moçambique. É nesta perspectiva que os panelistas do Brasil, Colômbia, Cuba, Moçambique procuram, dentro do contexto global, compartilhar experiências de como os seus governos tratam o fenómeno das mudanças climáticas e o impacto dos desastres naturais. O objetivo geral é analisar as políticas de ordenamento territorial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e identificar as ações de proteção social asseguradas para o desenvolvimento sustentável. Observa-se negligência em áreas afetadas, em Moçambique, Brasil, ao permitir o assentamento em áreas de risco nos corredores fluviais e pluviais.

Ligia Cacilda Maria Andre Zaqueu (Coordinadora)

Professora. Pós-graduaçao. Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria. Mozambique
"Mudanças climáticas e a política de ordenamento territorial: Mitigando crises para o desenvolvimento sustentável em Moçambique"

María Roxana Solórzano Benítez

Profesora-Investigadora. Centro de Desarrollo Local y Comunitario. Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente. Cuba
"Transformación local. políticas municipales en Cuba para el desarrollo territorial sostenible frente al cambio climático"

Carolina Teixeira Nakagawa Lanfranchi

Coordenação Geral do Observatório da Vigilância Socioassistencial. Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP). Brasil
"Vestígios Históricos para uma política de desenvolvimento territorial sustentável e inclusivo na cidade de São Paulo"

Yesika Liliana Barrera Gutiérrez

Abogada. Maestría en Derechos Humanos. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC). Colombia