No Brasil, no ano de 2014, o Conselho Nacional de Educação publicou as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Administração Pública. Trata-se da Resolução CNE/CES 01/2014, que e em seu artigo 1º ressalta que a Administração Pública consiste em um campo multidisciplinar de investigação e atuação profissional voltado ao Estado, ao Governo, à Administração Pública e Políticas Públicas, à Gestão Pública, à Gestão Social e à Gestão de Políticas Públicas, reconhecendo um movimento nacional conhecido como movimento do “Campo de Públicas”. Um dos objetivos do Campo de Públicas é a consolidação de uma nova área de educação no nível superior, a qual se denomina Administração Pública e compreende várias denominações de cursos espalhados pelo território brasileiro. O presente painel tem como objetivo apresentar, de forma articulada, as contribuições dos egressos dos cursos do Campo de Públicas para a gestão pública mineira, nordestina e federal. Para isso serão apresentadas e debatidas três experiências exitosas no território brasileiro.
Assessora. Subsecretaria de Gestão e Finanças. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG-MG). Brasil
Subsecretário de Gestão e Finanças. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG-MG). Brasil
Diretora. Instituto de Políticas Públicas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Brasil
"Campo de públicas: Contribuições para a profissionalização da gestão pública sob a ótica da formação do curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil"
Gerente de Projetos. Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Brasil
"Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental: contribuições para a profissionalização do Governo Federal brasileiro" (Coautoría: Suelen Cristina da Silva Aguiar)