Dinâmicas da governança colaborativa: as redes de inovação pública no Brasil

Este painel aborda as redes de inovação no setor público brasileiro cuja criação ganhou impulso recentemente, seguindo um movimento prévio de expansão dos laboratórios de inovação. Explora, em particular, a governança das redes, considerando as motivações que levaram à sua criação, os desafios de se manter a mobilização, promover a coordenação, desenvolver soluções, disseminar o conhecimento e gerar resultados que agreguem valor a cada organização participante e à sociedade. Algumas redes têm abrangência nacional, como o Inovagov, ligado ao Laboratório de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (GNova/ENAP), e outras têm alcance estadual, como a Potinova, no Rio Grande do Norte, a InovaGovSC, em Santa Catarina, a Rede de Inovação pelo Maranhão (Rima), a Rede Mineira de Laboratórios de Inovação entre outras. Essas redes congregam organizações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público. Neste contexto, o painel tem como objetivo geral compreender a governança dessas redes, discutindo os desafios enfrentados, as estratégias para sua superação e os resultados alcançados. Espera-se que as análises contribuam para o fortalecimento das redes.

Hironobu Sano (Coordinador)

Professor. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Brasil
"Governança colaborativa: dinâmicas de atuação das redes de inovação pública no Brasil" (Coautoría: Fabio Resende de Araujo, Elias Jacob de Menezes Neto)

Micheline Gaia Hoffmann

Professora. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Brasil
"Governança de redes de laboratórios de inovação pública: a experiência da Rede InovaGovSC" (Coautoría: Tatiana Custódio, Anna Claudia Krüger, Mayla Mendel de Sylos Fabris)

Karla de Mello Monteiro

Líder de Projeto. Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Brasil
"Fortalecendo a inovação no setor público brasileiro através da Rede InovaGov" (Coautoría: Camila de Castro Barbosa Medeiros, Guilherme Alberto Almeida de Almeida)

Livia Cristina Marques Peres

Juíza Auxiliar. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Brasil
"Renovajud: inovação, colaboração e cocriação do Poder Judiciário do futuro" (Coautoría: Elaine Cristina Cestari)