A incorporação da tecnologia no setor público é um desafio, e ao mesmo tempo oportunidade, em qualquer país, seja ele mais ou menos desenvolvido. A transformação digital no governo é a adoção estratégica e integração de tecnologias digitais, insights baseados em dados e práticas inovadoras para modernizar as operações governamentais. E seus benefícios podem impactar aspectos internos como a melhoria de processos e redução de custos, buscando eficiência; e o aprimoramento da prestação de serviços, oferecendo entregas de maior qualidade, e melhorando a experiência do usuário. A utilização de tecnologia também incorpora o maior uso de dados, melhorando a qualidade das decisões. No entanto, os avanços ainda são tímidos se comparados às oportunidades e aos benefícios. Nesse sentido, esse painel pretende não só criar uma oportunidade de discussão da temática como também apresentar casos da utilização da tecnologia com foco na geração de valor. Também apresenta os desafios da regulação da tecnologia mais debatida nos dias atuais (a inteligência artificial) que apresenta um grande potencial, mas traz também incertezas que paradoxalmente se chocam com os conceitos da burocracia pública.
Profesor-Investigador. Universidad de Buenos Aires (UBA). Argentina
"El desafío de introducir la inteligencia artificial en las administraciones tributarias: principales usos y desafíos" (Coautoría: Patricia Becker)
Secretário da Administração. Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB). Brasil
"Desafios e resultados da implantação do Sistema Eletrônico de Informações num estado com 417 municípios"
Pesquisador. Rede Acadêmica de Governo Aberto (RAGA). Brasil
"Caminhos para a implementação da Estratégia Nacional de Governo Digital do Brasil: uma proposta de agenda associada às propostas dos Planos de Governo dos 27 governadores brasileiros" (Coautoría: Beatriz Barreto Brasileiro Lanza, Daniel de Souza Valotto)
Profesora-Investigadora. Instituto de Investigaciones en Administración, Contabilidad y Métodos Cuantitativos para la Gestión. Universidad de Buenos Aires (UBA). Argentina
"Las narrativas de planificación estratégica sobre la pobreza y la sostenibilidad fiscal del Banco Mundial y del FMI: casos de Argentina y Brasil"