Atendimento Itinerante do Instituto Nacional do Seguro Social na Amazônia: desafios e Impactos do PREVBarco na inclusão social e na redução das desigualdades

Este painel visa discutir a experiência do caso de política pública social do Atendimento Itinerante do INSS na Amazônia. O PREVBarco presta serviços previdenciários itinerantes às comunidades ribeirinhas na Amazônia. Desenvolver políticas públicas que considerem a realidade específica de cada comunidade, respeitando sua cultura e costumes é de suma importância para garantir a inclusão efetiva e a redução das desigualdades. Iniciativas como o PREVBarco demonstram que a combinação de atendimento itinerante e políticas públicas adaptadas às necessidades locais pode promover a justiça social e melhorar significativamente a qualidade de vida em regiões remotas. De outro lado, a exclusão digital é um desafio significativo, especialmente em regiões isoladas como a Amazônia. A digitalização dos serviços públicos pode criar barreiras para aqueles sem acesso à tecnologia ou habilidades digitais, como é o caso das comunidades ribeirinhas. Esse fenômeno, amplamente discutido na literatura, reflete desigualdades no acesso e uso das TICs, impactando negativamente grupos vulneráveis. Os debates deste painel contextualiza as políticas sociais executadas e as necessidades de melhorias.

Vanessa de Souza Fraga (Coordinadora)

Coordenadora. Laboratório de Inovação. Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Brasil
"Prevbarco como possibilidade de política pública mais integrativa"

Saulo Sampaio Macedo

Gerente Executivo. Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Brasil
"Diminuição da desigualdade social através do atendimento itinerante do Instituto Nacional do Seguro Social na Amazônia rondoniense"

André Dias Cahú

Assessor Técnico Especializado. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Fundação Getulio Vargas (FGV). Brasil
"Sentido do trabalho e engajamento dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social no atendimento a comunidades ribeirinhas na Amazônia"