A crescente demanda por serviços públicos digitais tem impulsionado os estados a investir em iniciativas de transformação digital. Este movimento vem trazendo resultados expressivos para redução da burocracia e simplificação dos processos, impactando diretamente a vida do cidadão, que passa a incorporar, na relação com o governo, hábitos já estabelecidos de uma rotina onde tudo é feito de forma digital, remota e transparente. Todos os Estados, sem exceção, estão trilhando este caminho, porém é importante observar que o cidadão, estando no centro desta mudança, se relaciona diretamente com o município. Há uma premissa que diz que a vida acontece na cidade, pois o cidadão está no município e não no estado ou federação. Questões vinculadas à administração pública como, por exemplo, educação, saúde, saneamento básico, habitação e transporte coletivo se refletem no âmbito municipal onde estão, na verdade, os usuários de todos esses serviços. Desta forma, é importante que os municípios estejam alinhados ao Estado, evitando a transformação digital “marginal” ou um novo tipo de exclusão digital, que classifica não só indivíduos, mas populações inteiras de um município.
Diretor de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão substituto. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Brasil
"No início, é o processo: A implantação de soluções de processo administrativo eletrônico como ponto de partida para a transformação digital nos municípios brasileiros" (Coautoría: Priscila Andressa Corrêa Cabral, Mariana Barros Meirelles)
Diretor de Transformação Digital. Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB). Brasil
"Acelerando a transformação digital da gestão e dos serviços públicos municipais do Estado da Bahia, Brasil" (Coautoría: Katia Argolo, Anderson Prazeres, Márcio Souza)
Diretora Central de Sistema de Planejamento Orçamento e Administração. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG). Brasil
"A inclusão da transformação digital em Minas Gerais, Brasil: o desenvolvimento do Projeto SEI-MG Municípios" (Coautoría: Rodrigo Diniz Lara, Mariana Vilela Nunes, Rodrigo Soares Vasconcelos Teixeira)
Subsecretário de Inovação na Gestão. Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (SEGER). Brasil
"Transformação digital para os municípios do Espírito Santo com uma arquitetura tecnológica multi-tenant" (Coautoría: Claudio Campos, Roberto Marconi Filho, Marcelo Calmon Dias)