Como os Estados estão promovendo a transformação digital nos municípios

A crescente demanda por serviços públicos digitais tem impulsionado os estados a investir em iniciativas de transformação digital. Este movimento vem trazendo resultados expressivos para redução da burocracia e simplificação dos processos, impactando diretamente a vida do cidadão, que passa a incorporar, na relação com o governo, hábitos já estabelecidos de uma rotina onde tudo é feito de forma digital, remota e transparente. Todos os Estados, sem exceção, estão trilhando este caminho, porém é importante observar que o cidadão, estando no centro desta mudança, se relaciona diretamente com o município. Há uma premissa que diz que a vida acontece na cidade, pois o cidadão está no município e não no estado ou federação. Questões vinculadas à administração pública como, por exemplo, educação, saúde, saneamento básico, habitação e transporte coletivo se refletem no âmbito municipal onde estão, na verdade, os usuários de todos esses serviços. Desta forma, é importante que os municípios estejam alinhados ao Estado, evitando a transformação digital “marginal” ou um novo tipo de exclusão digital, que classifica não só indivíduos, mas populações inteiras de um município.

Pedro Henrique de Paiva Moreira da Silva (Coordinador)

Diretor de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão substituto. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Brasil
"No início, é o processo: A implantação de soluções de processo administrativo eletrônico como ponto de partida para a transformação digital nos municípios brasileiros" (Coautoría: Priscila Andressa Corrêa Cabral, Mariana Barros Meirelles)

Igor Takenami

Diretor de Transformação Digital. Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB). Brasil
"Acelerando a transformação digital da gestão e dos serviços públicos municipais do Estado da Bahia, Brasil" (Coautoría: Katia Argolo, Anderson Prazeres, Márcio Souza)

Fernanda Mendes

Diretora Central de Sistema de Planejamento Orçamento e Administração. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG). Brasil
"A inclusão da transformação digital em Minas Gerais, Brasil: o desenvolvimento do Projeto SEI-MG Municípios" (Coautoría: Rodrigo Diniz Lara, Mariana Vilela Nunes, Rodrigo Soares Vasconcelos Teixeira)

Davi Amorim Salgueiro

Subsecretário de Inovação na Gestão. Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (SEGER). Brasil
"Transformação digital para os municípios do Espírito Santo com uma arquitetura tecnológica multi-tenant" (Coautoría: Claudio Campos, Roberto Marconi Filho, Marcelo Calmon Dias)