A construção de um novo modelo de seleção de servidores públicos no Brasil

No Brasil, em 2023, uma inovação na seleção de servidores públicos foi iniciada. Trata-se do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Com mais de 2 milhões de candidatos inscritos concorrendo a 6.640 vagas, o CPNU inova em várias frentes, como: a descentralização territorial da aplicação para 228 municípios; a sistemática de agrupamento de cargos, que permitiu que 21 órgãos da Administração Pública Federal estivessem juntos em um mesmo processo de seleção; a metodologia avançada de desenho de mercados para possibilitar que um mesmo candidato concorresse a várias vagas sem prejuízo para a implementação das cotas, a nomeação para cargos e a operacionalização de listas de espera singulares; a rede de governança formada para assegurar a logística e a segurança do certame, entre outras mudanças em relação ao processo tradicional de concursos. O presente painel tem como objetivo apresentar o Concurso Público Nacional Unificado, os antecedentes organizacionais internos e externos que possibilitaram a sua formulação, e suas principais inovações no processo de seleção de servidores públicos, almejando ganhos de escala, eficiência, democratização do acesso e diversidade na burocracia.

Maria Aparecida Chagas Ferreira (Coordinadora)

Diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal. Secretaria de Gestão de Pessoas. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Brasil
"A chave para inovação na seleção e recrutamento para a administração pública: Concurso Público Nacional Unificado" (Coautoría: Ana Cláudia Alves de Medeiros Silva, Luiz Coimbra Barbosa)

Inácio Guerberoff Lanari Bó

Professor. Departamento de Economia. Faculdade de Ciências Sociais. Universidade de Macau (UM). China
"Utilizando desenho de mercados no design do Concurso Público Nacional Unificado" (Coautoría: Frederico de Morais Andrade Coutinho, Pedro Assumpção Alves)

Alexandre Retamal Barbosa

Coordenador-Geral de Normas. Secretaria de Gestão de Pessoas. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Brasil
"Viabilizando a logística de aplicação e de segurança: a Rede de Órgãos do Concurso Público Nacional Unificado" (Coautoría: Ivelise Carla Vinhal Lício)