Formação de Iniciativas Antirracistas: tecendo o caminho para a igualdade racial no setor público brasileiro

O painel será um espaço de discussão e compartilhamento de experiências sobre o Programa FIAR, lançado em maio de 2023 pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR). O Painel terá como objetivos (i) explorar a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo na administração pública; (ii) discutir o desenvolvimento de capacidades e competências de servidores públicos negros, visando acelerar sua liderança e presença em cargos estratégicos; (iii) apresentar a estratégia de inserção da transversalidade de raça nos programas de capacitação e formação de servidores; e (iv) debater a implementação de políticas inclusivas e a construção de um novo modelo de administração pública representativo e responsivo. Serão destacadas iniciativas de formação de lideranças negras como o Programa LideraGOV e a Rede de Mulheres Negras Líderes, ações de letramento e consciência crítica racial, e a produção de dados e disseminação de conhecimento, as quais reforçam o compromisso do Governo Federal com a agenda racial.

Iara Cristina da Silva Alves (Coordinadora)

Diretora de Educação Executiva. Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Brasil
"Burocracia representativa como chave para o enfrentamento às desigualdades de gênero e raça"

Soraya Monteiro Brandão

Coordenadora-Geral de Capacitação de Altas Lideranças. Diretoria de Educação Executiva. Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Brasil
"Programas de formação de liderança para pessoas negras" (Coautoría: Carla Miranda, Maristela Carvalho, Natalia Nascimento)

Tatiana Dias Silva

Diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação. Ministério da Igualdade Racial (MIR). Brasil
"Letramento e consciência crítica racial"

Rafael Viana

Coordenador-Geral de Pesquisa. Diretoria de Altos Estudos. Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Brasil
"Produção de dados e disseminação de conhecimento sobre a agenda racial"