Gestão da regulação em saúde sob uma perspectiva internacional: estratégias, tendências e inovações

O painel tem como objetivo explorar as estratégias e inovações que moldam a regulação em saúde em diversos países, analisando a gestão de agências reguladoras em saúde da Dinamarca, da União Europeia e do Brasil. Destaca prioridades como inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e colaboração internacional. Discute sobre tendências e cenários do setor de saúde, como, por exemplo, o foco na medicina de precisão, saúde digital e as regulamentações para garantir a segurança e privacidade dos dados de pacientes. O processo de formulação estratégica da Agência Reguladora brasileira, a Anvisa, é apresentado, detalhando a metodologia colaborativa usada no Plano Estratégico 2024-2027 e a importância de uma gestão ágil orientada para resultados. Por fim, explora o novo modelo de gestão de desempenho da Anvisa, voltado para atender as recomendações do Global Benchmarking Tool (GBT) da OMS, demonstrando melhorias para uma gestão mais eficiente e orientada a resultados. O Painel é, portanto, uma plataforma voltada para o intercâmbio de boas práticas e inovações na regulação em saúde, contribuindo para a replicação de políticas e práticas que promovam a saúde.

João Paulo Mota (Coordinador)

Diretor. Instituto Publix. Brasil
"Benchmark internacional sobre gestão estratégica da regulação em saúde" (Coautoría: Lucas Lima Moreno, Pedro Vilela, Gustavo Henrique Trindade da Silva)

Lucas Lima Moreno

Consultor. Instituto Publix. Brasil
"Tendências e cenários do setor de saúde" (Coautoría: Pedro Vilela, Wanessa Tenório Gonçalves Holanda, Marina Torres Uber Bucek)

Gustavo Henrique Trindade da Silva

Assessor-Chefe de Planejamento. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Brasil
"A formulação da estratégia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária: contexto, escolhas e resultados" (Coautoría: Wanessa Tenório Gonçalves Holanda, Marina Torres Uber Bucek, João Paulo Mota)

Michelle Cecília dos Reis Oliveira

Gerente-Geral de Gestão de Pessoas. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Brasil
"O novo modelo de gestão do desempenho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o fortalecimento da comunicação da estratégia e avaliação da performance alinhado com as boas práticas do GBT" (Coautoría: Danitza Passamai Rojas Buvinich, Denise Soares Mendes Amorim, Gilberto Porto Barbosa)