O painel propõe uma reflexão sobre aspectos relacionados à qualidade e à busca por equidade na educação, questões presentes no debate atual acerca das políticas públicas educacionais, tanto no Brasil quanto internacionalmente, contempladas no ODS 4 Educação de Qualidade. Os trabalhos analisam diferentes dimensões que impactam os resultados escolares, trazendo estudos e experiências sobre como essas dimensões afetam o desempenho escolar. Propõe-se lançar um olhar sobre a dimensão da liderança escolar na gestão da unidade educacional, em diálogo com as alternâncias de políticas partidárias e gestões a que estão submetidos; sobre a dimensão da infraestrutura física e das condições didático-pedagógicas para o trabalho educacional de qualidade e inclusivo; e sobre a dimensão da participação, apresentando experiência de aplicação prática de metodologia desenvolvida em parceria com a UNICEF sobre o envolvimento dos segmentos da comunidade escolar na avaliação de indicadores de resultados ampliados de forma participativa. O objetivo é pensar elementos estruturantes das políticas educacionais, pontos críticos e tendências de transformação para atuação do Estado e da administração pública.
Professora. Escola Técnica Estadual. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Brasil
"Processos participativos locais e Indicadores para avaliação e promoção da Qualidade na Educação Básica" (Coautoría: Alexandre Piero)
Auditora de Controle Externo. Coordenadoria de Auditoria de Políticas e Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Secretaria Geral de Controle Externo. Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Brasil
"Políticas de infraestrutura escolar e equidade na educação" (Coautoría: Hermano Duarte Ribeiro)
Doutorando em Ciencia Politica. Universidade de São Paulo (USP). Brasil
"Rotatividade partidária, rotatividade de diretores e desempenho escolar"