O painel reúne experiências e estudos que evidenciam caminhos inovadores para aprimorar a atuação do Estado. Os trabalhos apresentados abordam desde a incorporação de diretrizes ESG à estratégia institucional, até o uso de indicadores para medir capacidades governamentais, passando pela evolução do planejamento estratégico e pela importância da implementação eficaz. O objetivo é discutir como práticas modernas de gestão, metodologias participativas e ferramentas analíticas podem fortalecer a capacidade estatal, promover maior alinhamento com demandas sociais e ampliar a efetividade das políticas públicas. Ao integrar teoria e prática, o painel contribui para o debate sobre governança pública contemporânea e oferece subsídios para gestores e formuladores de políticas.
Gerente de Negócios e Soluções. Fundação Dom Cabral. Brasil
"ESG como Estratégia Organizacional: Construção Participativa e Governança Sustentável na CODEMGE" (Coautoría: Maria Cristina Aires)
Diretor. Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo. Brasil
"A revisão da estratégia do BANDES e a evolução do planejamento estratégico governamental no Brasil" (Coautoría: Fernando Rabelo, Caio Marini)
Professor-Pesquisador. Fundação Dom Cabral. Brasil
"Framework de Implementação Estratégica na Gestão Pública: a contribuição dos gerentes intermediários"
Professor-Pesquisador. Fundação Dom Cabral. Brasil
"Indice de Capacidades Institucionais dos Municípios – ICI municipal" (Coautoría: Humberto Falcão)