A centralidade das organizações está nas pessoas, responsáveis por construir capacidades institucionais e gerar resultados sustentáveis, quando valorizadas e continuamente desenvolvidas. Em um cenário de rápidas mudanças e disseminação das inteligências artificiais, investir no capital humano é condição indispensável para preparar lideranças e equipes capazes de responder aos desafios presentes e futuros. Este painel articula o olhar internacional com análise de renomadas escolas de governo, com experiências subnacionais brasileiras conduzidas no Paraná, no Distrito Federal e no Tribunal de Justiça do Ceará. Essas práticas evidenciam como as trilhas formativas estruturadas, aceleração de carreiras e aprendizagem contínua, baseados em dados e metodologias inovadoras, promovem bem-estar, diversidade e reconhecimento do trabalho. Tais práticas consolidam um serviço civilprofissionalizado, ético e orientado a resultados, ampliando a confiança da sociedade nas instituições públicas.
Diretor. Instituto Publix. Brasil
"Panorama internacional das escolas de governo: o que podemos aprender com a experiência das melhores instituições?" (Coautoría: Aline Albano Justus, Everson Ferreira de Andrade, Lukas Zottmann)
Diretora Geral. Escola de Gestão do Paraná (EGP). Brasil
"Da evidência às trilhas de desenvolvimento de pessoas: como mais de 4.500 pessoas orientaram a modelagem de trilhas de capacitação no Paraná" (Coautoría: Shanny Mara Neves, João Paulo Mota, Lukas Zottmann)
Secretária Gestão de Pessoas. Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Brasil
"Inteligência Artificial no Setor Público: Capacitação de Lideranças e Equipes no Tribunal de Justiça do Ceará" (Coautoría: Ticiana Sales, Vanda Alencar, Gilberto Porto)
Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Governo do Distrito Federal. Brasil
"Por que lançar uma Trilha de Capacitação em Políticas Públicas? Experiência e Lições do Governo do Distrito Federal" (Coautoría: Graziele Nogueira, Walber Amaral, José Eduardo Couto Ribeiro)