Gestão da qualidade, gestão estratégica e gestão pública orientada ao design

O Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, gestão e governo digital, tem papel central no aperfeiçoamento e inovação da gestão das organizações públicas federais brasileiras. Desde a última reforma gerencial significativa, concretizada na emenda constitucional 19/1998, o governo brasileiro avançou de forma apenas incremental nas agendas de gestão e modernização do Estado, privilegiando certos temas em detrimentos de outros, a depender do contexto. Entre os elementos que compõem essa agenda de gestão, o painel destaca dois considerados centrais para a Secretaria de Gestão: os modelos baseados na gestão da qualidade e os esforços para fortalecer a gestão estratégica organizacional no governo federal brasileiro. Além disso, apresenta um novo olhar sobre a gestão pública (uma ciência social orientada ao design) que deu origem a um currículo implementado com sucesso nos programas de desenvolvimento gerencial da escola nacional de administração pública nos dois últimos anos.

Cristiano Rocha Heckert (Coordinador)

Secretário. Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. Ministério da Economia. Brasil

Pedro Junqueira Vilela

Coordenador. Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. Ministério da Economia. Brasil
"O nascimento, a vida e a morte do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização à luz da nova gestão pública e da governança da era digital" (Coautoría: Daniel Sigelmann)

Daniel Sigelmann

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Secretaria de Gestão. Ministério da Economia. Brasil
"Desafios para institucionalização do planejamento estratégico organizacional no poder executivo federal brasileiro" (Coautoría: Pedro Junqueira Vilela)

Michael Barzelay

Profesor. Department of Management. London School of Economics and Political Science (LSE). Reino Unido
"Desenvolvendo a prática profissional orientada por design na gestão pública" (Coautoría: Paulo Marques, Pedro Junqueira Vilela, Humberto Falcão Martins)