O profissionalismo público como indutor de inovação e aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade

A função pública passa por transformações que acompanham uma demanda da sociedade por serviços e políticas públicas mais eficazes e eficientes, em um contexto de mudanças na relação Estado-sociedade. Elemento transformador nesse cenário é a sua profissionalização, capaz de incorporar à gestão as competências necessárias ao seu aperfeiçoamento, alinhada aos anseios dos cidadãos. A qualidade das decisões tomadas pelos servidores resulta das suas habilidades, perspectivas e valores, os quais dependem da sua formação e desenvolvimento de carreira. Os valores fundamentais tais como conhecimento aplicado, identidade corporativa e responsabilidade ética estão sendo transformados drasticamente. A sociedade clama por um ambiente público mais íntegro, livre da corrupção, em que os cidadãos sejam importantes atores da gestão por meio de uma participação efetiva. Nesse contexto, a inovação é fundamental para que a administração do Estado se torne mais flexível e adaptada às demandas da sociedade. Este painel se propõe, a apresentar experiências nas quais a profissionalização da função pública pôde trazer inovações e melhoria da gestão favorecendo ambientes mais íntegros.

Rosa Maria Chaise (Coordinadora)

Coordenadora de Estudos e Pesquisas. Escola de Contas e Gestão. Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ). Brasil
"Os resultados do programa de pesquisa da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil: sua contribuição para a inovação do serviço público" (Coautoría: Sergio Lino da Silva Carvalho)

João Abreu de Faria Bilhim

Chefe. Projeto de Pesquisa. Centro de Administração e Políticas Públicas. Universidad de Lisboa. Portugal
"A gestão estratégica de pessoas e processo seletivo dos dirigentes: o caso de Portugal"

Adriana Plasencia Díaz

Profesora-Investigadora. Instituto Nacional de Administración Pública (INAP). México
"La gestión del conocimiento en el servicio público en México: el derroche de un costoso recurso"

Soraya Monteiro Brandão

Coordenadora. Carreiras Transversais. Ministério da Economia. Brasil
"Implementando a gestão estratégica de carreiras transversais no Poder Executivo Federal: estudo de caso da carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental" (Coautoría: Tito Fróes Oliveira Júnior)