Transformação do ecossistema brasileiro de transferências de recursos: +integridade, +integração, +inovação, +transparência, +simplificação, +efetividade

Apesar do recente avanço brasileiro na avaliação de políticas públicas e ferramentas de transparência, o País ainda necessita avaliar sistematicamente as políticas e investimentos públicos e assim gerar evidências para a tomada de decisões e promover mais transparência. Ademais, diagnosticada a epidemia de corrupção, o setor público e a sociedade civil sentiram urgência em se posicionarem lado a lado. Verificou-se que avanços tecnológicos, rápida circulação de informação, cooperações e controle social são elementos-chave no enfretamento à corrupção e diminuição da impunidade. O objetivo do painel é demonstrar resultados alcançados pelos esforços envidados a fim de fomentar princípios de transparência, controle social e disponibilidade de dados à sociedade, por meio de melhorias no modelo de funcionamento das transferências de recursos públicos no País. A Plataforma +Brasil, única e de alcance nacional, permitirá o acompanhamento da execução das políticas públicas do país com ampla rastreabilidade e uma gestão pública mais efetiva.

Deborah Virgínia Macêdo Arôxa ()

Diretora. Departamento de Transferências da União. Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. Ministério da Economia. Brasil
"Transformação do ecossistema brasileiro de transferências de recursos: integridade, integração, inovação, transparência, simplificação, efetividade" (Coautoría: Regina Lemos Andrade)

Luciana Asper y Valdés

Promotora de Justiça. Comissão Especial de Enfrentamento à Corrupção. Conselho Nacional do Ministério Público. Brasil
"O setor produtivo livre para exercer sua vocação: por um caminho em prol da integridade aderente e libertadora que possa alicerçar com segurança o desenvolvimento econômico e social do Brasil"