Inclusão socioprodutiva, gestão e políticas públicas: experiências do governo do Estado da Bahia, Brasil

O painel discutirá políticas públicas de inclusão socioprodutiva adotadas pelo Estado da Bahia, particularmente programas que correlacionam a inclusão com gestão pública e políticas educacionais. Serão apresentados dois programas, sendo primeiro deles voltado para a primeira experiência profissional de estudantes e egressos de cursos técnicos de nível médio da rede estadual de educação, na sua maioria jovens, mulheres e negros(as) de baixa renda em órgãos públicos estaduais. Os beneficiários do programa participam de curso de especialização técnica e são estimulados a promover inovações no local de trabalho. O segundo, voltado para a permanência em cursos de nível superior de estudantes que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de bolsa, seguida de estágio na administração pública estadual, Essas iniciativas são inovadoras quanto à: a) integração de políticas públicas educacionais e de trabalho emprego e renda; b) utilização do espaço público como espaço de aprendizagem; c) gestão compartilhada entre diversas secretarias sistêmicas e finalísticas e d) promoção da inovação e troca de conhecimentos intergeracionais no espaço público. Dessa forma, o Estado da Bahia contribui para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos ODS, aprovados pela ONU em setembro de 2015, em particular no que se refere ao emprego e renda; juventude, gênero, raça/etnia e democratização da esfera pública.

Antonio Almerico Biondi Lima ()

Coordenador de acompanhamento de políticas sociais. Casa Civil. Governo do Estado da Bahia. Brasil
"Articulando políticas de formação de trabalhadores e de gestão de pessoas no setor público: o Programa Primeiro Emprego do Governo da Bahia, Brasil"

Marcius de Almeida Gomes

Assessor Especial do Secretario de Educação. Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC). Brasil
"Programa Mais Futuro: efetividade de uma política de permanência e inclusão para estudantes de baixa renda em universidade pública no Estado da Bahia, Brasil"